Saiba mais...                          Periódicos indexados

Base de dados : INDEXPSI
Pesquisa : CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA (Todos os anos)
Referências encontradas : 175 [refinar]
Mostrando: 1 .. 40   no formato [Detalhado]

página 1 de 5 ir para página              

  1 / 175 INDEXPSI  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48870
Autor:Conde, Lucia.
Título:A Escolarização da leitura literária / Literature and reading.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):105-118, 2015.
Resumo em português: O objetivo do artigo é priorizar o gênero literário como prática de leitura na escolarização. Por meio desse gênero é possível a materialização do diálogo interno que se estabelece entre autor e leitor, captado pelo diário de leitura, novo instrumento de ensino-aprendizagem de leitura. O diário como instrumento escolar possibilita ao aluno construir, com o auxílio da escrita, os significados apreendidos, como também estimula o desenvolvimento do espírito crítico do leitor. Permite ainda, o compartilhamento dos diversos significados tecidos pelos diferentes leitores(AU)
Resumo em inglês: The objective of this article is to prioritize the literary genre as a reading practice in school. Through this literary genre is possible the realization of the internal dialogue established between author and reader, captured by the reading diary, a new tool for teaching and learning process of reading. The reading diary, as a school instrument, enables the student to construct, with the aid of writing skills, not only the meanings grasped, but also stimulates the development of reader´s critical thinking. It also allows sharing the various meanings found by different readers(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100009&lng=pt&nrm=iso


  2 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48869
Autor:Vassimon, Georgia.
Título:Mashalim ou A Arte de Narrar - a educação a prudentia / Mashalim or The Art of Narrate - the prudentia education.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):90-104, 2015.
Resumo em português: Este artigo, elaborado a partir de uma dissertação de mestrado (Vassimon, 2014), exemplifica o que foi investigado: o significado e o alcance educativos, por um lado, da virtude da prudentia e, por outro, da arte de contar mashalim. Para isso trarei algumas histórias que compuseram a coletânea do trabalho acompanhada de suas reflexões filosóficas e pedagógicas, que ajudaram a compreender os valores antropológicos das situações envolvidas e o resgate da relação prudentia / narrativas na formação de professores(AU)
Resumo em inglês: This article, drawn from a dissertation (Vassimon, 2014), will exemplify what has been analyzed: the meaning and educational reaching in two different objects, the virtues of prudentia and the telling art of mashalim. For that to happen I will use some of the stories, which are part of the research collection with their philosophical and pedagogical analyses, which have helped to understand the anthropological values of the involved situations and the rescue of relation between prudentia / narratives and teacher training(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100008&lng=pt&nrm=iso


  3 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48868
Autor:Alves, Carla Juliana Galvão; Calsa, Geiva Carolina; Moreli, Luciléia de Souza.
Título:Narrativas biográficas: a formação docente do ponto de vista do aprendente / Biographical narratives: teachers formation the point of view of learner.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):77-89, 2015.
Resumo em português: Esse trabalho apresenta resultados de nossas pesquisas sobre os processos de formação e de construção da identidade docente, com foco nas metodologias que envolvem narrativas biográficas. Esse trabalho se fundamenta principalmente nos trabalhos de Josso, Finger, Dominicè e Nóvoa sobre Histórias de Vida e narrativas biográficas. Recorremos também a autores como Stuart Hall, Boaventura de Sousa Santos, Jorge Larossa e Fernando Hernández, para pensar sobre a identidade docente; Henry Giroux, Paulo Freire e Marilda Behrens para pensar sobre a formação de professores; entre outros. As pesquisas envolvendo narrativas biográficas permitem verificar as inter-relações entre os processos de formação, as experiências pessoais e seu ambiente sociocultural, do ponto de vista dos sujeitos aprendentes. Mas também a formação ganha com essa abordagem intersubjetiva, uma vez que, por meio da narrativa de sua trajetória pessoal e profissional, os sujeitos podem tornar-se autores de sua própria formação(AU)
Resumo em inglês: This paper presents results of our research on the processes of formation and construction of teacher identity, focusing on methodologies involving biographical narratives. This work is based mainly on the work of Josso, Finger, Dominicé and Nóvoa on Life Histories and biographical narratives. Also resorted to authors such as Stuart Hall, Boaventura de Sousa Santos, Jorge Hernández and Fernando Larossa to think about teacher identity; Henry Giroux, Paulo Freire and Marilda Behrens for thinking about teacher formation; among others. Research involving biographical narratives of ascertaining the interrelationships between the processes of formation, personal experiences and their sociocultural environment, from the point of view of the subject learners. But also the formation intersubjective wins with this approach, since, through the narrative of his personal and professional life, the subject can become authors of their own formation(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100007&lng=pt&nrm=iso


  4 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48867
Autor:Altenfelder, Anna Helena.
Título:Aspectos constitutivos da mediação docente e seus efeitos no processo de aprendizagem e desenvolvimento / Constitutive aspects of docent mediation and its effects on the learning and development process.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):59-76, 2015.
Resumo em português: O objetivo deste artigo é discutir à luz da psicologia sócio-histórica os aspectos constitutivos da mediação docente, compreendendo as formas como este processo afeta a aprendizagem dos alunos e o próprio desenvolvimento profissional do professor. Para tanto, a partir de uma breve apresentação da gênese do desenvolvimento do psiquismo humano, com base em Vigotski e seus seguidores, enfatizamos a categoria mediação em um sentido mais amplo para nos determos nas características específicas da mediação docente e como esta se caracteriza e se concretiza na atividade do professor, considerando seus aspectos cognitivos, culturais, políticos e afetivos. Concluímos ressaltando a importância da formação inicial e continuada para que o professor possa exercer uma mediação de qualidade, capaz de promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos(AU)
Resumo em inglês: This paper intends to discuss on the basis of sociohistorical psychology the constitutive aspects of docent mediation, here included the forms by which it affects the student's learning process and the teacher's development itself. After a brief presentation of the development genesis of human psyche, based on Vigotski and his followers, we focus the mediation category in a broader sense in order to detain ourselves at the specific characteristics of the docent mediation and how it embodies itself in the teacher activity, taking into account its cognitive, cultural, politic and affective aspects. At the end, we stress the weight of the initial and ongoing formation in order to enable the teacher to practise a mediation of quality, capable of promoting the student's learning process as well as his integral development(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100006&lng=pt&nrm=iso


  5 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48866
Autor:Pitombo,Elisa Maria; Silvestre,Maria Christina de Magalhães.
Título:Encaminhamento e queixa da clientela da clínica do instituto Sedes Sapientiae para o atendimento em psicopedagogia / Forwarding and customer complaint of the clinic of the institute Sedes Sapientiae for the area of psychopedagogy.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):52-58, 2015.
Resumo em português: O presente artigo pretende compreender a queixa do cliente que procura a Clínica da Instituição Sedes Sapientiae e seu encaminhamento para o atendimento psicopedagógico. Foram analisados treze prontuários de crianças e adolescentes. A coleta de dados foi realizada através da análise de fichas preenchidas por profissionais da instituição nos prontuários clínicos. Os resultados mostraram que a maioria pertence ao sexo masculino e adolescente. A queixa na sua maioria referem-se a dificuldade de leitura e escrita seguida de dificuldades escolares. Pretende-se que os dados e sua análise, criem possibilidades de aprimoramento do atendimento clinico(AU)
Resumo em inglês: This article seeks to understand the customer complaint seeking the Clinic of the Institution Seat of Wisdom(Sedes Sapientiae) and channel them to the assistance of psychopedagogy. Thirteen records of children and adolescents were analyzed. Data collection was conducted through the analysis of forms filled by professionals from the institution in the clinical records. The results showed that the majority are male and teenager. The complaint most refers to difficulty in reading and writing followed by learning difficulties. It is intended that the data and analysis, create possibilities to improve the clinical care(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100005&lng=pt&nrm=iso


  6 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48865
Autor:Marques, Alcione.
Título:A parentalidade excessiva e as implicações na aprendizagem / Overparenting and the implications in learning.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):41-51, 2015.
Resumo em português: As mudanças na dimensão da infância no contexto familiar e no exercício da parentalidade nos últimos anos vêm chamando a atenção de profissionais ligados à Educação em virtude dos impactos na aprendizagem. A parentalidade excessiva (overparenting) tem se apresentado como uma tendência em algumas sociedades ocidentais, caracterizando-se pelo pouco estímulo dos pais para o desenvolvimento da autonomia da criança, grande interferência em âmbitos onde se espera que possa atuar por si, dificuldades em deixar que o filho lide com frustrações e as excessivas atividades extra-escolares para o desenvolvimento de capacidades e potenciais. Percebe-se que esta atuação dos pais tem trazido prejuízos ao processo de aprendizagem da criança, comprometendo a construção da autoria de pensamento e a constituição de um sujeito autônomo que possa atuar sobre o mundo(AU)
Resumo em inglês: Changes in the dimensions of childhood within the family and in the exercise of parenting in recent years have been calling the attention of professionals involved in education because of the impact they are causing on learning. Excessive parenting (overparenting) has been presented as a trend in some Western societies, characterized by little encouragement from parents to the development of the child's autonomy, by huge interference where it is expected to be able to work by itself, by the difficulties in let the child deal with frustrations and by excessive extra-curricular activities for the development of potential abilities. Observations have been made that this action of the parents has brought losses to the child´s learning process, hindering the construction of authorship of thought and the creation of an autonomous subject able to act upon the world(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100004&lng=pt&nrm=iso


  7 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48864
Autor:Ventura, Ana Clara .
Título:Dificultades de aprendizaje y psicopedagogía: una perspectiva estilística / Learning difficulties and psychopedagogy: a stylistic perspective / Dificuldades de aprendizagem e psicopedagogia: uma perspectiva estilística.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):6-19, 2015.
Resumo em espanhol: El objetivo de este trabajo es profundizar aspectos teóricos y metodológicos fundamentales de la perspectiva estilística educativa como una versión alternativa al enfoque de las dificultades de aprendizaje concebidas en un sentido restringido. Se desarrollan tres aspectos centrales: (1) contextualización de los orígenes y ciertas precisiones conceptuales en torno a la perspectiva estilística; (2) presentación de posibles métodos de evaluación de los estilos de aprendizaje; y (3) introducción de la Psicopedagogía Clínica y la Orientación Vocacional como dos áreas emergentes en la indagación de los estilos de aprendizaje de los estudiantes que pueden recuperar y articularse con los desarrollos de la Estilística Educativa situados, especialmente, en los ámbitos formales de enseñanza y aprendizaje(AU)
Resumo em inglês: This paper aims to deepen key theoretical and methodological aspects of the educational stylistic perspective as an alternative version to focus on learning difficulties conceived in a narrow sense. Three core aspects are addressed: (1) contextualization of origins and some conceptual explanations about the stylistic perspective; (2) introduction to possible methods for evaluating learning styles; and (3) introduction to Clinical Psychopedagogy and Vocational Guidance as two emerging areas of inquiry in students' learning styles that can resume and align with advances in Educational Stylistics particularly located in the formal domains of teaching and learning(AU)
Resumo em português: O objetivo deste trabalho é aprofundar aspectos teórico-metodológicos fundamentais da perspectiva estilístico-educacional como uma versão alternativa ao enfoque das dificuldades de aprendizagem em sentido estrito. São desenvolvidos três aspectos principais: (1) contextualização das origens e de determinadas explicações conceituais acerca da perspectiva estilística; (2) apresentação de possíveis métodos de avaliação dos estilos de aprendizagem; e (3) introdução à Psicopedagogia Clínica e à Orientação Vocacional como duas áreas emergentes na investigação dos estilos de aprendizagem dos estudantes que podem recuperar e articular-se aos desenvolvimentos da Estilística Educacional localizados, principalmente, nas áreas formais do ensino e da aprendizagem(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100002&lng=pt&nrm=iso


  8 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48863
Autor:Arruda, Irene Vicente de; Castanho, Marisa Irene Siqueira.
Título:Inclusão de alunos deficientes mentais em escolas regulares: sentidos produzidos por professoras de escolas regulares e especial / Inclusion of intellectual disability students in regular schools: senses produced by teachers of regular and special schools.
Fonte:Constr. psicopedag;23(24):20-40, 2015.
Resumo em português: Esta pesquisa teve por objetivo apreender os sentidos produzidos por professoras de escolas regular e especial sobre a inclusão de alunos com deficiência mental em escolas regulares. Optou-se por um processo de análise com base em Franco (2007), González Rey (2005), Aguiar e Ozella (2006), tendo em vista a contextualização e as experiências vividas como um dos principais requisitos para garantir a relevância dos sentidos produzidos por elas e manifestados em suas expressões verbais. Os dados coletados na aplicação do questionário e posterior entrevista individual foram analisados e sustentados pelos fundamentos teóricos metodológicos da perspectiva sócio-histórica. Numa primeira etapa, 15 professoras participaram respondendo a um questionário que possibilitou traçar um perfil das participantes quanto a dados pessoais, de formação, de atuação profissional e sócio-econômicos, bem como sobre questões específicas a respeito da inclusão de alunos deficientes mentais em escolas regulares. A segunda etapa foi constituída por entrevistas semiestruturadas individuais, feitas com quatro professoras. As expressões subjetivas foram organizadas e articuladas às condições contextuais e históricas das professoras, chegando-se aos núcleos de significação sobre a inclusão de deficientes mentais em escolas regulares, a partir de relatos pessoais sobre suas trajetórias de vida e como profissionais da área de deficiência mental. Concluiu-se que o enfrentamento dessa demanda de inclusão na escola regular é cercado de dúvidas e receios, sugerindo a necessidade de mudanças desafiadoras para as professoras (formação, preparo e atitude) e para a escola (recursos financeiros, humanos e acessibilidade) de maneira a garantir que os direitos apregoados nas políticas públicas sejam efetivamente concretizados na prática(AU)
Resumo em inglês: The purpose of this study was to understand the senses produced by regular and special schools teachers on the inclusion of students with intellectual disability in regular schools. We opted for a process of analysis based on Franco (2007), González Rey (2005), Aguiar and Ozella (2006), considering the context and experiences lived as one of the main requirements to ensure the relevance of the senses produced by them and which manifest in their verbal expressions. The data collected in the implementation of the questionnaire and subsequent interview were unfolded and supported by methodological theoretical foundations of socio historical perspective. At a first step, fifteen participants responded to a questionnaire constituted of closed-ended questions on personal data, training, professional experience and socio economic aspects, besides open-ended questions addressing the concept of inclusion and compulsory registration of children with special needs in regular school. The second step consisted of individual semi-structured interviews of four participant teachers. The subjective expressions were organized and assembled to the structured contextual and historical conditions of the teachers, reaching the nuclei of signification which enabled reveling the senses produced from anecdotal personal reports about their life trajectories and as professionals in the field of intellectual disability. We conclude that face this demand for inclusion on regular school is surrounded by doubts and fears, pointing out to a challenging changes for the teachers (training, preparing and attitudes) and the school (financial and human resources and accessibility) so the rights proclaimed in public policies are guaranteed and effectively implemented in practice(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542015000100003&lng=pt&nrm=iso


  9 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48862
Autor:Santos, Joelma Cristina; Melo, Maria de Fatima Aranha de Queiroz e.
Título:(Re)construindo aprendizagens através da mediação do computador: um relato de experiência / (Re)constructing learning through the mediation of the computer: an experience report.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):141-156, 2013 ilus.
Resumo em português: O relato de experiência aqui apresentado descreve como a mediação com o computador pode se constituir num recurso metodológico ainda pouco explorado em Psicopedagogia, num atendimento clínico que teve como principal objetivo adaptar e/ou experimentar estratégias visando à (re)construção das aprendizagens. Enfatiza-se também como este atendimento, pautado nos pressupostos teóricos da Epistemologia Convergente, trabalhou a identidade desta criança, abordando tanto conteúdos pedagógicos quanto aqueles mais ligados à sua história pessoal, por meio de jogos eletrônicos, programas e sites da Internet. Com base nos resultados observados, abre-se a discussão a respeito da utilização de outras possibilidades de intervenção no ambiente da clínica psicopedagógica, potencializando as novas tecnologias que tanto interesse despertam sobre as gerações atuais. Considera-se que estas podem, por isso, se caracterizar como um meio facilitador do processo de reestruturação psicopedagógica de crianças com dificuldades de aprendizagem(AU)
Resumo em inglês: The experience report presented here aims to describe how the mediation with the computer can be used as a methodological resource in Psychology. Therefore were performed a clinical care with the main objective to adapt and/or to experiment strategies, aiming the (re)construction of learning. Based on the theoretical assumptions of Convergence Epistemology, we seek to work a child's identity. From this perspective, it will approach the educational content related to the child's personal history through games, programs and websites. Based on the results observed, we open the discussion about the use of the possibilities of intervention in the Psychopedagogical clinical environment. We try to think how these new technologies are configured as a potent factor in education, since that arouse so much interest in current generations. It is also considered that these new approaches can work as a means of facilitating restructuring the psychopedagogical process of children with learning difficulties(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100010&lng=pt&nrm=iso


  10 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48861
Autor:Vassimon, Georgia .
Título:Escuta dos aprendizes por meio dos desenhos / The apprentices'claim trough the draws.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):132-140, 2013 ilus.
Resumo em português: Este artigo traz a descrição de uma das experiências que o GETEP1 realizou no trabalho de intervenção e acompanhamento das escolas públicas, em parceria com organizações não governamentais. O material aqui relatado é parte do diagnóstico institucional realizado e teve como objetivo colher a visão que o aluno tem da escola, considerando-o como autor fundamental do viver dentro desse espaço(AU)
Resumo em inglês: This article describes one of the experiences that GETEP did trough an intervention work and monitoring of public schools, in partnership with a non governamental organization. These data is part of the institutional diagnosis reported held and aimed to take the student's opinion of the school as author of living within that space(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100009&lng=pt&nrm=iso


  11 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48860
Autor:Oliveira, Pedro Alves de .
Título:Música e arteterapia como recurso terapêutico nas dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano / Music and art therapy as a therapeutic resource for difficulties in learning and human being development.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):111-131, 2013 ilus.
Resumo em português: Ignorado em seu aspecto psicomotor e afetivo, em um passado não tão distante, as instituições de ensino contemplavam somente o aspecto cognitivo do aprendente. Hoje, através de uma visão psicopedagógica, a subjetividade tornou-se o ponto de partida. Com esse olhar peculiar, justifica-se o desenvolvimento dessa pesquisa teórico-prática a qual apresenta experiências e propostas de projeto psicopedagógico referindo-se ao uso da Arte, em especial da Música, como instrumento para possibilitar ao aprendiz atravessar ou ir além das dificuldades de aprendizagem em busca da constituição do sujeito, o que fortalece sua autoestima e amplia suas capacidades de construir a si próprio e o conhecimento, na relação com o outro. As reflexões envolvendo teoria e práticas revelam como a Música enquanto recurso terapêutico e educacional funciona como agente libertário(AU)
Resumo em inglês: Ignored in their psychomotor and affective aspect, not long ago educational institutions beheld only the cognitive aspect of the learner. Today through a pedagogical vision, the subjectivity has become the starting point of this theorical and practical research which presents experiences and proposals of a psycopedagogical project, referring to the arts, in special music, as an instrument to enable the learner go through and beyond their difficulties in learning. Also in search of a subject constitution that strengthens their self-esteem and increases their capability to build itself and knowledge in relation to the others. The reflections involving theory and practices reveal how the music as a therapeutic resource and educational functions as a libertarian agent(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100008&lng=pt&nrm=iso


  12 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48859
Autor:Souza, Luciana Betti de Oliveira e .
Título:O vocábulario do criador os seis elementos das artes plásticas como ferramentas para terapeutas e educadores: qualidades e aplicações / The creator´s vocabulary the six art elements as tools for therapists and educators: qualities and applications.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):86-110, 2013 ilus.
Resumo em português: Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada. Uma vez que a criação é também o espelho daquele que cria, podemos usar esses elementos básicos como chaves para abrir as portas para dentro da alma e dos processos internos do ser que se expressa, seja ele paciente ou aluno. Entender e conhecer mais a fundo estes seis elementos plásticos pode ampliar os recursos profissionais de terapeutas e professores(AU)
Resumo em inglês: Point, line, surface, light and shadow, color and volume are the basic art elements that form everything that we see or touch. They form the artist's vocabulary and to know them allow us to perceive and comprehend in a deeper way what was created. As the artistic work is also the portrait of the creator, we can use these basic elements as keys to open the doors to the soul and the internal landscape of a person, who might be a patient or a pupil. To know and understand these six art elements can enlarge teachers and therapists' resources(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100007&lng=pt&nrm=iso


  13 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48858
Autor:Evans, Débora.
Título:Estilos cognitivo-afetivos e contrução da linguagem através das narrativas / Styles cognitive-affective and language construct through the story.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):67-85, 2013 ilus.
Resumo em português: O presente artigo tem o objetivo de apresentar e divulgar os dados obtidos em situação de pesquisa-intervenção, com enfoque psicopedagógico, desenvolvida em contexto clínico. Trata-se do acompanhamento realizado com o cliente ora denominado J2, de 14 anos, pelo período de oito meses, na clínica PUC-Barueri, com queixa de dificuldade na aprendizagem da língua escrita, e a apresentação de sua evolução, diante das intervenções psicopedagógicas, pautadas na análise do perfil cognitivo-afetivo e no trabalho com narrativas. Foram consideradas as dificuldades apresentadas por J na elaboração narrativa oral e escrita, de histórias vividas por ele ou outrem, o que levou ao trabalho pautado na leitura e análise estrutural das narrativas, paralelamente ao fortalecimento de seu estilo afetivo-cognitivo, a fim de se desenvolverem as habilidades textuais narrativas no cliente. Nessa pesquisa adotou-se o método descritivo qualitativo e as intervenções ocorreram, simultaneamente, a fim de permitir que J e a pesquisadora aprendessem, gerando significativas transformações durante o processo. A análise dos dados foi baseada na mudança qualitativa da autoestima através da construção interna do "esquema narrativo", bem como da melhoria das relações pessoais, familiares e sociais. A proposta consiste em destacar a importância de recordar, contar e recontar as experiências pessoais, a fim de ampliar o sentido da vida, a subjetividade, e de fortalecer as potencialidades individuais(AU)
Resumo em inglês: This article aims to present and disseminate the data in situation of intervention research, focusing psychology, developed in the clinical context. This is the monitoring conducted with the client now called J, 14, for eight months in clinical PUC-Barueri, complaining of difficulty in learning the written language, and the presentation of its evolution, before the interventions psycho, guided by the analysis of affective-cognitive profile and work with narratives. We considered the difficulties presented by J in preparing oral and written narratives, stories experienced by him or others, which led to the work outlined in reading and structural analysis of narratives, alongside strengthening their cognitive-affective style, in order to develop skills in textual narratives-client. This research adopted the qualitative descriptive method and interventions occurred simultaneously in order to allow J and researcher learned, generating significant changes during the process. Data analysis was based on qualitative change in self-esteem by building internal "narrative schema" as well as improving personal relationships, family and social. The proposal is to highlight the importance of remembering, telling and retelling personal experiences in order to enlarge the meaning of life, the subjectivity and strengthen individual potential(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100006&lng=pt&nrm=iso


  14 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48857
Autor:Fagali, Eloisa Quadros; Lacava, Lidia.
Título:Identificação dos estilos cognitivo-afetivos de heróis dos contos e de sujeitos, em situações de aprendizagem, sob o enfoque sob o enfoque psicopedagógico-arteterapêutico / Identification of affective-cognitive styles of hero tales and subjects in learning situations, with a psych pedagogical and art therapeutical focus.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):46-66, 2013.
Resumo em português: O presente artigo destaca pesquisas e projetos sobre diagnóstico e intervenção psicopedagógica institucional e clínica em que se utilizam os diferentes perfis de heróis com os quais os aprendizes se identificam. Neste enfoque teórico para avaliação e intervenção psicopedagógica, os heróis dos contos e mitos são considerados como mediadores para o resgate da autoestima e da identidade de crianças e adolescentes. Estes estudos ganham maior aprofundamento sobre as integrações entre afeto e cognição, associadas às diferentes expressões e simbolizações dos aprendizes. As elaborações teóricas fundamentam-se originalmente na teoria analítica de Carl G. Jung sobre o arquétipo do herói e nos seus estudos sobre tipos psicológicos, com ampliações contemporâneas sobre diferenciações dos estilos cognitivo-afetivos que se revelam na situação de aprendizagem, tendo em vista os constructos teóricos da Psicopedagogia e da Arteterapia para as relações do ensinar e do aprender(AU)
Resumo em inglês: This article highlights researches and projects in clinical and institutional psychopedagogical diagnosis and intervention that use different profiles of heroes with which learners are identified. In this theoretical approach to psychoeducational assessment and intervention, the heroes of the tales and myths are regarded as mediators to rescue children and teenagers self-esteem and identity. These studies gain deeper understanding about the integrations between affect and cognition, associated with different expressions and symbolizations of apprentices.The theories developed are based originally on Carl G. Jung`s analitical theory on the archetype of the hero and his studies on psychological types, with contemporary extensions on differentiation of cognitive-affective styles that reveal the learning situation, bearing in mind the theoretical constructs of Psychopedagogy and Art Therapy to the relationships of teaching and learning(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100005&lng=pt&nrm=iso


  15 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
PSI Express
Id:48856
Autor:Giordano, Alessandra .
Título:A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas / The art of storytelling and the tale of oral tradition in educational practices.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):26-45, 2013.
Resumo em português: Este trabalho é fruto da pesquisa que se iniciou com o estudo de especialização em literatura infanto-juvenil o-juvenil "sobre as histórias que se contam para as crianças" na Universidade de São Paulo - USP, talvez pelo fato de eu mesma ser uma contadora de histórias. Nessa condição, até onde me lembro, sempre estive na atmosfera que experimentei, desde a infância, quando as pessoas se reuniam em torno das histórias do contador. Convencida da importância de se contar e ouvir histórias, por experiência própria, realizei um aprofundamento nos estudos para o mestrado em Ciências das Religiões na PUC-SP, cuja dissertação versou sobre: "Contar histórias como um caminho para o sagrado" que culminou com a defesa da tese de doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP, onde trabalhamos a identidade dos contadores de histórias contemporâneos e o impacto social e cultural da importância do contar e ouvir histórias nas cidades modernas. A metodologia de trabalho empregada foi o conto de tradição oral. A partir dessa experiência, traçaremos, neste texto, relatos da nossa compreensão e contribuição dos contos tradicionais para as sociedades modernas e seu emprego na educação e áreas afins(AU)
Resumo em inglês: This work is the result of research that began with studies of specialization in children's literature "on the stories that count for children" at the University of São Paulo (USP), maybe because I myself be a storyteller. In this condition, as far as I can remember, I was always in the atmosphere I experienced, since childhood, when people gathered around the stories of counter. Convinced of the importance of telling and listening to stories from my own experience, I realised a deepening in the studies for a master's degree in Sciences of religions at PUC-SP, whose dissertation focussed on: "storytelling as a way for the sacred" that culminated in the defense of the doctoral thesis in Social Psychology from PUC-SP, where we work the identity of contemporary storytellers and the social and cultural impact of the importance of the tell and listen to stories in modern cities. The methodology employed was the tale of oral tradition. From this experience, in this text, we will draw up reports of our understanding and contribution of traditional tales to modern societies and their employment in education and related field(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS


  16 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48855
Autor:Veiga, Carolina Santos; Andrade, Márcia Siqueira de.
Título:Atendimento na clínica-escola de psicopedagogia: percepção dos pais / Assistence in psychopedagogy´s clinic school: parents´ perception.
Fonte:Constr. psicopedag;21(22):12-25, 2013.
Resumo em português: Esta pesquisa pretendeu compreender qual a percepção dos pais sobre o atendimento dos filhos na clínica-escola de Psicopedagogia. Selecionou-se de uma amostra 9 mães/pais de crianças e adolescentes atendidos na clínica-escola de Psicopedagogia do UNIFIEO por apresentarem problemas de aprendizagem. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados coletados foram analisados pela técnica da Análise de conteúdo. Os resultados mostraram que 100% dos participantes declararam-se satisfeitos diante do quadro dos filhos. Essa satisfação aparece interligada à confirmação da expectativa da melhora do desempenho acadêmico dos filhos que aparece como resultante de posicionamentos favoráveis da escola e da família o que contribui para a eficácia do tratamento desenvolvido na clínica-escola(AU)
Resumo em inglês: This research sought to understand the perception of parents on the care of the children in the school clinic of Psicopedagogy. We selected a sample of 9 mothers/parents of children and adolescents in the school clinic of Psicopedagogy to have problems learning. For data collection we used semi-structured interview. The interviews were recorded and later transcribed. The collected data were analyzed by the technique of content analysis. The results showed that 100% of the participants expressed their satisfaction on the improvement of the condition of the children. This satisfaction appears connected to the confirmation of the expectation of improved academic performance of children who appears as a result of favorable positioning of the school and the family which contributes to the effectiveness of treatment developed in the school clinic(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100003&lng=pt&nrm=iso


  17 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48854
Autor:Olmos,Ana.
Título:Publicidade dirigida à criança: violência invisível contra a infância / Advertising targeted to children: invisible violence against childhood.
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):34-46, 2011.
Resumo em português: A publicidade dirigida à criança através da televisão tem um papel vital na formação de conceitos, valores e atitudes voltados para o consumismo. Tal processo, de educação para o consumo, participa da estruturação da percepção da criança sobre si mesma e da construção de valores a partir de modelos apresentados por uma sociedade que reconhece quem tem acesso aos bens de consumo e exclui quem não pode ter. Desde cedo, portanto, a criança fica exposta à violência de ser tratada como público-alvo consumidor e não como cidadã em formação, com direito a cumprir todas as etapas de seu desenvolvimento(AU)
Resumo em inglês: Advertising directed to children through television plays a vital role in the formation of concepts, values and attitudes toward consumerism. The process of consumer education, participates in the structuring of the child's perception of itself and building values from models that are presented by a society that recognizes those who have purchasing power, and excludes those who can not access the consumer goods. The child is therefore at an early age, exposed to forms of violence that is being treated as the target consumer and not as a citizen in development, with the right to perform all stages of their growth and maturity(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200003&lng=pt&nrm=iso


  18 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48853
Autor:Massa, Pedreira; Basile, J. L; Héctor S.
Título:El acoso moral entre pares (bullying).
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):8-33, 2011.
Resumo em espanhol: Las relaciones de agresión y victimización entre escolares, lejos de seruna forma esporádica e intrascendente de interacción entre iguales, es una cuestión altamente preocupante.La conducta agresiva que se manifiesta entre escolares, conocida internacionalmente como fenómeno bullying, es una forma de conducta agresiva, intencionada y perjudicial, cuyos protagonistas son jóvenes escolares.Es una violencia mantenida, física o mental, guiada por un individuo o por un grupo, dirigida contra otro individuo que no es capaz de defenderse a sí mismo en esta situación, y que se desarrolla en el ámbito escolar incluso años.Un alumno agrede físicamente a un compañero porque aquel lo intimidó Y acosó cotidiana y prolongadamente.Se trata de una relación víctima / victimario.El doble juego de la violencia queda al descubierto por el desborde de quien fue permanentemente intimidado; el cual puede llegar utilizar un arma para atacar, saturado por las burlas del otro; pero en realidad, la violencia original es la que protagoniza el acosador, presuponiendo o dando por descontado que su víctima no contará lo que ocurre.No se trata de un episodio esporádico, sino persistente, que puede durar semanas, meses e incluso años. La mayoría de los agresores actúan movidos por un abuso de poder y un deseo de intimidar y dominar. Un rasgo específico de estas relaciones es que el alumno o grupo de ellos, trata de forma tiránica a un compañero al que hostiga, oprime y atemoriza repetidamente, y le atormenta hasta el punto de convertirle en su víctima habitual(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200002&lng=pt&nrm=iso


  19 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48852
Autor:Fabrício,Nívea Maria de Carvalho; Cantos,Paula Virgínia Viana.
Título:Diagnóstico - intervenção- perspectivas: atuação da escola inclusiva / Diagnosis - intervention - perspective: role of inclusive school.
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):112-121, 2011.
Resumo em português: Intervenções terapêuticas eficazes precisam ser realizadas com base na compreensão integral do indivíduo, e esta compreensão acontece através de uma postura diagnóstica por parte dos profissionais durante todo o período de contato com o paciente. Esta postura engloba: conduta investigativa, estabelecimento de vínculo, troca de informações entre os profissionais que cuidam do mesmo indivíduo, reavaliações periódicas das intervenções realizadas e replanejamento, caso se faça necessário.O texto a seguir propõe uma reflexão sobre a postura diagnóstica como instrumento de trabalho da escola. Temos como base nossa experiência na área de educação, atuando com a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem/escolarização e em nossa parceria contínua com profissionais de diversas áreas que atuam com essas crianças(AU)
Resumo em inglês: Effective terapeutic interventions need to be realized based on complete individual compreension, that happens trough a diagnositic posture by the involved professionals during the hole contact period with the patient. This posture acomplishes: investigative conduct, adequate connection between professional and patient, interatction between professionals involved in each individual care, periodic evaluations of the realized interventions, and replaning whenever necessary.The following paper offers a reflexion over the diagnostic posture as a tool for the school work. We used our experience in the educational field, where we worked with students with learning disabilities, and in the continuous experience exchange with other professionals involved in these children care(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200009&lng=pt&nrm=iso


  20 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48851
Autor:WolffI, Carolina Gil Santos; Pitombo, Elisa Maria.
Título:Brincar e aprender na sociedade pós-moderna: implicações para a psicopedagogia.
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):95-111, 2011.
Resumo em português: A sociedade pós-moderna traz novos desafios para a aprendizagem. A aceleração do tempo, as novas mídias e o crescente consumismo característico da cultura do excesso permitem pouco contato com a angústia que o desconhecimento traz e com o desejo de conhecer. Somam-se a esse cenário de aprendizagem da pós-modernidade, os frequentes problemas de atenção. Neste artigo, discutem-se as implicações das mudanças vivenciadas na sociedade pós-moderna na forma de brincar e na atenção das crianças, embasada por Bauman (1998); Hall (2001); Kehl (2009). Para adentrar na área da Psicopedagogia, a discussão sobre as mudanças de postura, advindas da pós-modernidade, são baseadas nas ideias de Fernandez (2001); Pain (1992), a fim de ampliar a leitura de novos comportamentos das crianças ao brincar e estar atento ao mundo. Em ambos os casos, essas alterações refletem-se no seu aprendizado e no trabalho psicopedagógico. As formas de brincar e de estar atento ao mundo estão relacionadas entre si. É preciso que a criança fique a sós com os seus brinquedos e descubra-se interessante, de forma a interiorizar uma experiência. Desse modo, ela poderá dar atenção aos seus pensamentos, ao enredo da sua brincadeira e a suas atividades. Essas são questões que estão em aberto e que podem ser um ponto de partida para novas pesquisas e/ou estudos mais amplos na área da Psicopedagogia(AU)
Resumo em inglês: Postmodern society poses new challenges for the learning process. The acceleration of time, new media and growing consumerism, which are characteristics of the culture of excess, result in little contact with the anguish brought by both lack of knowledge and desire to know. In addition to this learning scenario of postmodernity, there are the frequent attention problems. In this paper, the author discusses the implications of changes experienced in post-modern society on the way children play, as well as on the attention they pay, based on Bauman (1998); Hall (2001) and Kehl (2009). To enter in the field of Educational Psychology, the discussion about changes in attitude, derived from post-modernity, are based on the ideas of Fernandez (2001) and Pain (1992)in order to expand the understanding of new behaviors of children when playing and paying attention to the world. In both cases, these changes are reflected on their learning and on the psychopedagogical work. The ways of playing and paying attention to the world are interrelated. It necessary for children to be alone with their toys and find theirselves interesting, to internalize an experience. Thus, they can give attention to your thoughts, the plot of his play and activities. These are questions that are open and can be a starting point for further research and larger studies or in the field of Psychopedagogy(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200008&lng=pt&nrm=iso


  21 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48850
Autor:Ricardo, Lorena Santos; Rossett, Claudia Broetto.
Título:O conceito de amizade na infância: uma investigação utilizando o método clínico / The concept of friendship in childhood: a research using the clinic method.
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):82-94, 2011.
Resumo em português: A presente pesquisa objetivou investigar o processo de construção do conceito de amizade na infância, visando ampliar os estudos sobre amizade realizados no país até o presente momento. Participaram da pesquisa 12 crianças com idades entre sete e 11 anos, de ambos os sexos, estudantes da rede pública de um município do interior do Espírito Santo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um desenho temático e uma entrevista utilizando o método clínico, contendo 13 questões. Os resultados permitem observar que o conceito de amizade vai se alterando ao longo do processo de desenvolvimento, partindo de uma ideia mais simplista e egocêntrica e chegando até um ideal de empatia e companheirismo. Contudo, é necessário que mais pesquisas sejam realizadas, com um número maior de participantes e faixa etárias diversificadas a fim de se investigar a evolução de tal conceito ao longo da vida(AU)
Resumo em inglês: This article presents discussion on the theoretical foundations of Educational Psychology and considers the role of psychopedagogists to the suffering of mothers of children with special educational needs. The ideas in this article resulted from discussions from theoretical research into the work of psychopedagogists front of mentally handicapped children in the relationship with their mothers. Ends psychopedagogists concluding that it is for the host in certain situations the anguish caused by maternal(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200007&lng=pt&nrm=iso


  22 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48849
Título:Sobre ser mãe/aprendente de sujeitos com necessidades educacionais especiais: acolhimento psicopedagógico do sofrimento materno / On being mother/learner of subjects with special educational needs: host psycho of maternal suffering.
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):66-81, 2011.
Resumo em português: Este artigo apresenta discussão sobre as bases teóricas da Psicopedagogia e considera o papel do psicopedagogo diante do sofrimento de mães de filhos com necessidades educacionais especiais. As ideias contidas neste artigo resultaram de discussões teóricas a partir de pesquisa sobre a atuação do psicopedagogo frente a crianças deficientes mentais na relação com suas mães. Finaliza concluindo que cabe ao psicopedagogo em determinadas situações acolher a angústia materna provocada quando se deparam com um filho diferente daquele que imaginavam ou esperavam(AU)
Resumo em inglês: This article presents discussion on the theoretical foundations of Educational Psychology and considers the role of psychopedagogists to the suffering of mothers of children with special educational needs. The ideas in this article resulted from discussions from theoretical research into the work of psychopedagogists front of mentally handicapped children in the relationship with their mothers. Ends psychopedagogists concluding that it is for the host in certain situations the anguish caused by maternal(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200006&lng=pt&nrm=iso


  23 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48848
Autor:Dietschi, Laiz T .
Título:Sintoma escolar: uma abordagem winnicottiana / Educational symptom: a winnicott-like aproach.
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):55-65, 2011.
Resumo em português: Os impasses vividos pelo psicopedagogo no atendimento de crianças com dificuldades em sua relação com a aprendizagem escolar foram o ponto de partida para a elaboração da dissertação de mestrado em "Psicologia Clínica" na qual se baseia este artigo. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é o de expor de forma geral alguns aspectos da condução de um caso clínico, em psicopedagogia, a partir do qual foi possível estabelecer alguns parâmetros importantes na abordagem do sintoma "dificuldade de aprendizagem", entendido de forma generalizada como sinal de que algo não vai bem com a criança, refletindo em um rendimento escolar insatisfatório. Neste caso clínico específico, a queixa escolar abrangia a totalidade das disciplinas escolares, com ênfase nos aspectos de leitura, escrita e cálculo. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se no método clínico, privilegiando o estudo de caso, através do qual se buscou uma compreensão para a experiência de encontro vivida ao longo dos atendimentos realizados com uma criança oriunda da rede pública de ensino com queixa de ser caótica. Ao longo desse processo, foram feitas reflexões ancoradas no pensamento do pediatra e psicanalista inglês Donald W. Winnicott, a partir do movimento de crescente organização da criança, em contraste com o quadro clínico caótico inicial(AU)
Resumo em inglês: The obstacles a psychoeducator has to go through while assisting children with difficulties in their relationship with the school learning were the starting point for the preparation of a master degree paperwork in Clinical Psychology in which this article is based on.Thus, the aim of this paper is to describe in general terms some aspects of conducting a clinical case in psychopedagogy from which it was possible to establish some important parameters in addressing the learning symptom disability, widely understood as a sign that something is not going right with the child, reflecting a poor school performance. Concerning this clinical case, the school complains included all school subjects, focused in aspects of reading, writing and mathematics.The methodology used in this study was based on the clinical method, focusing on the study case through which an understanding of a lived experience in meeting a child, seen as chaotic, derived from the public educational system was taken into consideration. Throughout the assisting process, reflections based on Donald Woods Winnicott thoughts were made, from the movement of the child's growing organization and in contrast to the initial chaotic picture(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200005&lng=pt&nrm=iso


  24 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48847
Autor:Taralli,Ively Helena.
Título:Considerações psicodinâmicas sobre violência nas escolas / Psychodynamic considerations on violence at schools.
Fonte:Constr. psicopedag;19(19):47-54, 2011.
Resumo em português: No mundo atual tem se tornado frequentes situações de intensa magnitude emocional que terminam por desestabilizar as pessoas. Nessas situações, o que se observa é a existência de um evento de origem externa ao indivíduo que desencadeia nos seres humanos vivências traumáticas que podem acarretar grandes danos às pessoas, principalmente às crianças e jovens ainda em desenvolvimento.No que diz respeito às escolas, o bullying, como jogo de poder que tem por finalidade humilhar o outro. É uma forma de projetar no outro o inimigo existente em nós, diminuindo nossa angústia. Uma atitude de violência e, como tal, pode gerar no outro o desenvolvimento de Patologias Disruptivas.Quando há um ego forte e capaz, no entanto, o desenvolvimento do trauma pode não ocorrer, ou, mesmo que inicialmente haja um momento angustiante, a sequência pode ser outra e não levar a um final mais drástico(AU)
Resumo em inglês: In today's world, situations of intense emotional magnitude, which make people psychologically unstable, have become habitual. In these situations is observed the existence of an extraneous event that makes people live traumatic experiences. These experiences cause serious damages to mental health, especially for children and teenagers who are still developing their personalities.At schools, bullying is considered to be a play which involves imbalance of power whose objective is to affect others. It is a way to project in the other the enemy that lives inside us, as a way to reduce anxiety. As a violent act can have serious effects and also generate, in the subject to violence, the development of disruptive pathologies.However, a strong Ego can avoid trauma and, even if initially there should be a moment of anxiety, the results from living this experience could be different and not lead to end up drastically(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542011000200004&lng=pt&nrm=iso


  25 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48846
Autor:Cavalcanti, Adriane .
Título:Gestalt-terapia e psicopedagogia / Gestalt therapy and psychopedagogy.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):121-129, 2014.
Resumo em português: Este artigo é uma síntese da monografia para conclusão do curso de especialização em Psicopedagogia da PUC-SP, em 2013, que focalizou uma investigação teórica enfeixando questões a respeito das possiblidades de articulação entre a Gestalt-terapia e a Psicopedagogia. Aqui, procuramos mostrar como a Gestalt-terapia pode contribuir para as reflexões e práticas psicopedagógicas a partir de três temas, que correspondem a princípios fundamentais dessa psicoterapia e que podem ser pensados na área pedagógica, a saber: 1- a awareness como ampliação da consciência dos sujeitos envolvidos na dinâmica da aprendizagem; 2- os níveis de contato e resistência na situação de aprendizado; e 3- o jogo entre figura e fundo na aprendizagem. Através desses temas, procuramos traçar uma intersecção em que a Gestalt-terapia enriquece o campo da Psicopedagogia(AU)
Resumo em inglês: This article is a summary of my monograph for graduation in the specialization course in Psychopedagogy from PUC-SP, in 2013, which focused on a theoretical investigation assembling questions related to the possibilities of articulation between Gestalt Therapy and Psychopedagogy. Here, we show how the Gestalt Therapy can contribute to psychopedagogical reflections and practices. We have chosen three themes, that correspond to the fundamental principles of this psychotherapy and which can be articulated in the pedagogical area, namely: 1 - awareness as an extension of the consciousness of the subjects involved in the learning dynamic; 2 - the levels of contact and resistance in the situation of learning, and 3 - the fluidity in alternating between figure-ground organization for meaningful learning. Through these themes, we seek to trace an intersection in which Gestalt Therapy enriches the field of Psychopedagogy(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100010&lng=pt&nrm=iso


  26 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48845
Autor:Muller,Laura.
Título:Linguística e psicopedagogia: contribuições para uma prática não medicalizante / Language and psicopedagogy: contributions to a practice not medicalized.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):104-120, 2014 ilus.
Resumo em português: Este artigo busca trazer contribuições da Linguística para o campo da Psicopedagogia no que tange à concepção de linguagem e do processo de aquisição e uso da leitura e escrita, tendo como objetivo orientar uma prática psicopedagógica não medicalizante. Para isso é traçada a crítica à concepção de linguagem presente na definição, diagnóstico e tratamento de Dislexia. Ao mesmo tempo, é proposto, através da análise de dados de leitura e escrita de duas crianças que receberam um diagnóstico equivocado de Dislexia, a descaracterização do que foi interpretado erroneamente como sintoma de patologia a partir de um aporte teórico e metodológico do campo da Linguística(AU)
Resumo em inglês: This article seeks to bring contributions of linguistics to the field of Psychopedagogy regarding the conception of language and the process of acquisition and use of reading and writing, aiming to guide a psychopedagogical practice not medicalized. For it, is drawn a critique of the conception of language in the definition, diagnosis and treatment of dyslexia. At the same time, is proposed, by analyzing reading and writing data of two children who have received a misdiagnosis, the mischaracterization of what was misinterpreted as a symptom of pathology from a theoretical and methodological framework of the field of linguistics(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100009&lng=pt&nrm=iso


  27 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48844
Autor:Marendino, Rosane Barbosa.
Título:A base poética da mente: outras e possíveis linguagens no trabalho do psicólogo na escola / The poetics basis of the mind: and other possible languages into the work of the psychologist in the school.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):91-103, 2014.
Resumo em português: O artigo propõe, como tema central, uma revisão das relações e das práticas do psicólogo na educação considerando novos paradigmas, dentre eles o conceito de base poética da mente. O objetivo do trabalho foi não só o de compreender as relações entre a psicologia escolar e educação, mas também o de propor outras possibilidades teórico-práticas deste fazer adotando, para tal, uma convergência de heurísticas desenvolvidas no Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense - COLUNI. Nas tessituras construídas entre a psicologia e a educação, conclui-se que é tarefa urgente colocar-se frente à leitura dos símbolos e imagens que se constelam na escola no momento em que ela é olhada. Para tal, acredita-se que as Psicologias Analítica e Arquetípica estejam prontas para oferecer subsídios à educação(AU)
Resumo em inglês: The article proposes, as a central theme, a review of relations and practices of psychologist in education considering new paradigms, among them the concept of poetic basis of mind. The objective of this work was not only to understand the relationships between psychology and education, but also to propose other theoretical and practical possibilities of this make adopting, for such a convergence of heuristics developed in the University College Geraldo Reis from Universidade Federal Fluminense - COLUNI. In tessituras built between psychology and education, it concluded that urgent task is to put yourself forward reading the symbols and images that spangle the school when it is looked. To this end, it believed that the analytical and archetypal psychologies are ready to offer education subsidies(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100008&lng=pt&nrm=iso


  28 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48843
Autor:Arruda, Irene Vicente de Arruda; Castanho, Marisa Irene Siqueira.
Título:Educação de jovens e adultos deficientes mentais: reflexões sobre a permanência na escola especial / Education for youth and adult with intellectual disabilities: reflections on remaining in special school.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):59-71, 2014.
Resumo em português: Neste artigo apresentam-se alguns elementos para o debate a respeito da educação inclusiva. Se de um lado, as preocupações se voltam a como garantir o ingresso e a permanência nas escolas regulares do ensino fundamental aos alunos com necessidades educacionais especiais, de outro, a educação especial dos alunos após quatorze anos de idade merece ainda discussões e o estabelecimento de políticas públicas. Este artigo aborda a problemática da integração e de inclusão de jovens e adultos com deficiência mental, com mais de 14 anos de idade, em particular aqueles que permanecem nos espaços das escolas especiais por longos períodos. O objetivo é favorecer uma reflexão sobre as ações educacionais desenvolvidas nos espaços de educação especial e sobre as possibilidades de inclusão social e escolar para jovens e adultos com deficiência mental, a partir de seu reconhecimento como sujeitos de direitos. Apresenta-se um relato de experiência em atendimento em sala de Artes, por meio da evolução de um caso atendido em espaço de educação especial para jovens e adultos com deficiência mental. Discute-se sobre as oposições entre as propostas de inclusão e a permanência de grande parte das pessoas com deficiência mental em situação de segregação nos espaços das escolas especiais(AU)
Resumo em inglês: In this article we present some elements to the debate about inclusive education. On one hand, the concerns turn to how to guarantee the admission and remaining in the elementary regular schools to students with special educational needs, on the other, the special education of pupils older than 14 years of age still deserves discussion and the establishment of public policies. This article discusses the problems of integration and inclusion of young people and adults with intellectual disabilities, older than 14 years of age, in particular those who keep in the spaces of special schools for long periods. The goal is to encourage a reflection on the educational actions developed in special education and about the possibilities of social inclusion and school education for young people and adults with learning disabilities, from their recognition as subjects of rights. It presents an account of experience in attendance in the art room, through the evolution of a case attended in space of special education for youth and adults with learning disabilities. It discusses about the oppositions between the proposals for inclusion and the permanence of a large number of people with intellectual disabilities in a situation of segregation in special schools(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100005&lng=pt&nrm=iso


  29 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48842
Autor:Morgan, Dimas Anaximandro da Rocha; Silva, Joelma Gomes da; Knackfuss, Maria Irany; Medeiros, Humberto Jefferson de.
Título:As políticas públicas no contexto da educação infantil brasileira / Public policy in brazilian early childhood education.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):51-58, 2014.
Resumo em português: O referido estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca do processo de Educação para os menores de 6 anos, bem como as políticas públicas que regulamentam o nível de ensino em questão. Para tanto foi elaborada uma pesquisa em base de dados sobre Educação Infantil e Políticas Públicas, como forma de elucidar os momentos históricos relevantes para a evolução do Sistema Educacional Brasileiro, em especial, para o primeiro nível de ensino da educação básica estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Neste sentido, os estudos apontaram que apesar de todo o processo de evolução e transformação da Educação Infantil no cenário brasileiro, que fora apoiado na dependência de fatores político-sociais, faz-se necessário repensar em novas práticas que venham a priorizar melhorias na qualidade deste nível de ensino(AU)
Resumo em inglês: This study aims to conduct a review of literature on the process of education for children under 6 years, as well as public policies regulating the level of education in question. Research database on early childhood education and public policy was used to elucidate the historical moments and factors relevant to the evolution of the Brazilian Educational System, in particular, the primary level of basic education established by the National Law of Guidelines and Bases of Education (Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional - LBD ). In this sense, the studies reveal that despite the process of evolution and transformation of early childhood education in the Brazilianscenario, which has been supported by political and social factors, it's necessary to rethink new practices that will prioritize improvements in the quality of this level of education(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100004&lng=pt&nrm=iso


  30 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48841
Autor:Fagali, Eloisa Quadros; Oliveira, Maristela Miranda Vieira de.
Título:Os desafios da aprendizagem em projetos sociais: reflexões sobre incubadoras universitárias de empreendimentos solidários com enfoque multidisciplinar / The challenges of learning in social projects: reflections about university incubators of solidary ventures with a multidisciplinary approach.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):34-50, 2014.
Resumo em português: O presente artigo propõe uma reflexão sobre as construções em grupo como forma de equacionar os desafios da aprendizagem em projetos sociais que visem à emancipação social e coletiva de comunidades. A análise é constituída por uma pesquisa teórico-prática, sendo apresentada em forma de relato de experiências, que tem como foco as ações da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Amparado por teóricos da aprendizagem e do conhecimento como Freire (1979), Edgar Morin (1994;1996;1997;1999;2000) e Pichon Rivière (1988), bem como por autores que discutem e fundamentam as possibilidades de emancipação social e coletiva a partir da lógica do conhecer, aprender e transformar, tais como Singer (2002), França Filho (2006) e Gaiger (2005), o artigo propõe, como resultado da análise, que em um processo de aprendizagem operativa em grupo é fundamental o desenvolvimento do autoconhecimento e do conhecimento do outro, bem como da cultura na qual as pessoas se veem mergulhadas, sem perder de vista a consciência das opções e decisões individuais e coletivas, para a continuidade das ações e projetos. Nesse sentido, as Incubadoras Universitárias de Empreendimentos Solidários devem focar um processo de aprendizagem não abstrato ou longe da realidade concreta; uma aprendizagem capaz de integrar teoria e prática na conjunção de diferentes conhecimentos, tornando possível o sentimento de pertencimento ao grupo e consequentemente a sua emancipação social e coletiva(AU)
Resumo em inglês: This article proposes a reflection on group constructions as a way of solving the challenges of learning in social projects that aim at the social and collective emancipation of communities. The analysis consists of a theoretical and practical research presented in the form of reports of experiences focusing on the actions by the Incubator of Solidary Ventures of the State University of Southwestern Bahia. On the basis of theorists of learning and knowledge, such as Freire (1979), Edgar Morin (1994; 1996; 1997; 1999; 2000) and Pichon Rivière (1988), as well as authors who discuss and underlie the possibilities of social and collective emancipation out of the logic of knowing, learning and transforming, such as Singer (2002), França Filho (2006) and Gaiger (2005), this article proposes, as a result of the analysis, that in a group operative learning process it is fundamental to develop both self-knowledge and knowledge of the other, as well as on the culture in which people find themselves immersed, without losing sight of the awareness of the individual and collective options and decisions for the continuity of the actions and projects. Accordingly, the University Incubators of Solidarity Ventures should focus on a learning process, which is not abstract or far from concrete reality; a learning process that can integrate theory and practice in the combination of different kinds of knowledge, making possible the feeling of belonging to the group and consequently their social and collective emancipation(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100003&lng=pt&nrm=iso


  31 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48840
Autor:Missawa, Daniela Dadalto Ambrozine; Rossetti, Claudia Broetto.
Título:Psicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento / Psychologists and ADHD: possible ways to diagnosis and treatment.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):81-90, 2014.
Resumo em português: O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) tem sido amplamente estudado devido, principalmente, ao aumento significativo do número de diagnósticos. Pesquisadores de diversas áreas têm se dedicado a produzir conhecimento acerca da temática. Um grande número de estudos têm sido desenvolvidos na área médica, principalmente, devido ao fato de o tratamento usualmente preconizado ser realizado com a utilização de medicamentos. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. Dessa forma, faz-se necessário conhecer um pouco mais como os profissionais da área da Psicologia têm atuado nessa área. O presente estudo tem como objetivo fazer um levantamento acerca das principais estratégias utilizadas por psicólogos brasileiros para realização do diagnóstico e tratamento de pessoas com TDAH. Participaram da pesquisa psicólogos cadastrados no site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário enviado via correio eletrônico. Os resultados apontam para a necessidade de construção de novas estratégias para o diagnóstico e o tratamento do TDAH e também para a necessidade de uma maior homogeneização nas práticas de diagnóstico e tratamento com o intuito de tornar possível uma maior comunicação entre os profissionais de diversas áreas(AU)
Resumo em inglês: Disorder Attention Deficit / Hyperactivity Disorder (ADHD) has been widely studied, mainly due to the significant increase in the number of diagnoses. Researchers from various fields have been dedicated to producing knowledge about the theme. A large number of studies have been developed in the medical field, mainly due to the fact that treatment is usually recommended to be performed with the use of medications. However, professionals in other fields have worked systematically to better understand ADHD and to develop alternatives for diagnosis and treatment. Thus, it is necessary to know a little more as professionals in the field of psychology have been active in this area. The present study aims to conduct a survey on the main strategies used by Brazilian psychologists to make the diagnosis and treatment of people with ADHD. Participated in the research psychologists registered with the Brazilian Association of Attention Deficit (ABDA) site. Data collection was performed through a form sent via email. The results point to the need to develop new strategies for the diagnosis and treatment of ADHD and also to the need for greater homogeneity in diagnostic practices and treatment in order to make possible greater communication between professionals from different fields(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100007&lng=pt&nrm=iso


  32 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:48839
Autor:Barreto Neta, Lormina; Silva, Fabrício Oliveira da.
Título:O que vem a ser um software "educativo"? / What's being an "educational" software?.
Fonte:Constr. psicopedag;22(23):72-80, 2014.
Resumo em português: O presente artigo aborda os paradigmas que sustentam o uso da tecnologia e seus aparatos na educação. Em seguida tratará do software enquanto aparato educativo, fazendo a análise do software de astronomia do tipo simulação 3D do universo, de código aberto, criado por Chis Laurel denominado Celestia, considerando que contexto de aprendizagem pode ser criado com a sua exploração. Finalizando, apresentaremos as conclusões desse estudo. O estudo esta ancorado em autores como Piaget (1982), que sustenta a teoria epistemológica construtivista, L.S.Vygotsky (1991) que defende o socioconstrutivismo, o construcionismo de Papert (1994) bem como os estudos de Fino (1998; 2003; 2012), que discutem os softwares enquanto instrumento tecnológico educativo(AU)
Resumo em inglês: The present article addresses the paradigms that underpin the use of technology and its gadgets in education. Thereafter treats the software as educational apparatus, making the analysis of software astronomy type simulation 3D of the universe, open-source, created by Chis Laurel, called Celestia, considering that the learning context can be created with its holding. Finally we will present the conclusions of this study. The study is based in authors such as Piaget (1982), which maintains the Constructivist Epistemological Theory, L. S. Vygotsky (1991) who defends the social-constructivism and Papert's constructionism (1994) as well as the studies of Fino (1998; 2003; 2012), which discuss the software while technological educative instrument(AU)
Descritores Psi Português:PSIEXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542014000100006&lng=pt&nrm=iso


  33 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:40752
Autor:Gabriel, N.
Título:Saíras do Bonete: Livro Documento / xxx
Fonte:Constr. psicopedag;20(21):106-107, 2012
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200008


  34 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:40751
Autor:Saes, Danuza Sgobbi.
Título:A Violência nas Escolas sob a Ótica do Pensamento de D. W. Winnicott / Violence in Schools on the Thoughts' Optics of Winnicott
Fonte:Constr. psicopedag;20(21):90-105, 2012
Resumo em português: A sociedade contemporânea atravessa muitas dificuldades e passa por um processo de modificação de valores e paradigmas, sendo que sua pior face manifesta-se na banalização e generalização da violência. A escola sente os reflexos desse fenômeno, que traz efeitos funestos para as pessoas envolvidas, bem como para todo o processo pedagógico. No sentido de buscar formas de compreensão e enfrentamento da violência no âmbito das escolas, o presente artigo traz reflexões a partir da obra de D. W. Winnicott. A escolha do autor não foi aleatória, pois ele possui uma concepção única e singular sobre a agressividade e a tendência antissocial. Tal leitura, conclui-se, pode ajudar com um olhar despatologizante sobre esses fenômenos, bem como com um enfrentamento baseado em relações humanas confiáveis e na proposta de criação de um ambiente escolar suficientemente bom, isto é, de respeito e valorização das necessidades e características dos alunos, espaços de comunicação, criatividade e expressividade emocional, pautados no cuidado efetivo para com todos os envolvidos.(AU)
Resumo em inglês: The contemporary society crosses a lot of difficulties and goes through a process of modification of values and paradigms, and its worst manifest shows itself in the widespread and trivialization of the violence. The school feels the consequences of this phenomenon, that brings disastrous effects for the people involved, as well as for whole the educational process. In order to find ways of understanding and confrontation forms of the violence in schools, this article presents reflections based in the work of D. W. Winnicott. The author's choice was not random, because he possesses an unique and singular conception about the aggressiveness and anti-social tendency. Such a reading, it is concluded, can help with a less pathological glance on these phenomena, as well as with a confrontation based on reliable human relations and the proposal of creation of a sufficiently good school atmosphere, in other words, an atmosphere of respect and appreciation of the students' needs and characteristics, communication, creativity and emotional expressiveness spaces, based in the effective care to all involved.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200007


  35 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:40750
Autor:Marques, Alcione M.
Título:Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): contribuições das técnicas corporais na clínica psicopedagógica / The attention deficit hyperactivity disorder (ADHD): contributions of body techniques in psychopedagogical clinic
Fonte:Constr. psicopedag;20(21):74-89, 2012
Resumo em português: Este trabalho pretende abordar as principais intervenções psicopedagógicas para os problemas de aprendizagem em indivíduos portadores de TDAH, dando ênfase aos benefícios do uso de técnicas corporais nos atendimentos da clínica psicopedagógica, mais especificamente eutonia e relaxamento, a partir de pesquisa bibliográfica. O estudo faz uma relação entre o movimento e a construção do psiquismo, assim como sua relação com a atenção. Busca demonstrar que a aprendizagem se dá por meio do corpo, que o indivíduo com TDAH é um ser integrado em seus múltiplos aspectos e que os problemas de aprendizagem são processos complexos de muitas causas, sendo que para superá-los as intervenções psicopedagógicas deverão considerar o indivíduo em sua complexidade.(AU)
Resumo em inglês: This paper aims to address the main psychoeducational interventions for learning problems in individuals with ADHD, emphasizing the benefits of using physical techniques in the care of psychoeducational clinic, more specifically eutony and relaxation, from literature. Does a relationship between the movement and the construction of the psyche, as well as its relationship to attention. It seeks to prove that learning takes place through the body, the individual with ADHD is being integrated into many aspects and problems of learning are complex processes of many causes, and to overcome them psychoeducational interventions should consider the individual in its complexity.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200006


  36 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:40749
Autor:Gasparian, Maria Cecília Castro.
Título:O psicopedagogo institucional na construção da solidariedade entre a escola a família e a comunidade / The institutional psycopedagogist in the construction of solidarity among school, family and community
Fonte:Constr. psicopedag;20(21):66-73, 2012
Resumo em português: O desenvolvimento da solidariedade entre a família, a escola e a comunidade em prol da Educação para a Paz é um tema complexo e amplo. O percurso é longo, árduo e ousado, mas gratificante, pois é um caminho talhado por experiências e desafios que muito auxiliam na transformação constante de visão de mundo, de pessoas e consequentemente de atitudes psicopedagógicas nas práticas escolares. Neste trabalho focarei um aspecto pouco explorado tanto por psicólogos quanto pelos psicopedagogos: a inclusão da prática de trabalho com famílias, comunidade e escola na condução de diálogos proativos na resolução de inúmeros tipos de violências sofridas tanto pela família, escola quanto pela comunidade. Todos sofrem, não existem vítimas e algozes, o que existe é uma série de atitudes inadequadas que geram dor e sofrimento para todos, principalmente para as crianças que formarão a próxima geração. Como falar com essas três instituições sem constranger seus elementos? Como colocá-las frente a frente para trabalhar em prol do bem comum? Muito tem se falado e escrito sobre essas três instituições, mas este trabalho não tem esta pretensão. Não é o objetivo relatar uma experiência, e nem citar autores e trechos de livros, mas é de apenas mostrar uma nova possibilidade de atuação do psicopedagogo institucional.(AU)
Resumo em inglês: The development of solidarity among Family, school and a community is a great and complex matter. The path is long, hard and ambitious but equally gratifying as it is a path constructed through challenges and experiences that help in the constant transformation of world views, of people and consequently of psychopedagogical attitudes in school practices. In this paper I will focus on an aspect that hasn't been explored much by psychologists and psychopedagogist: the inclusion of the practice of family, school and community consultation in the conduction of proactive dialogues throughout the solution violence of many kinds suffered as much by family as by community. Everyone suffers, as there are no victims and executioners. What exists in fact is a series of inadequate attitudes that lead to pain and suffering for all those involved, especially to the children who will form our next generation. How do we dialogue with these three institutions without embarrassing their elements? How to put them face to face to work for their own well-being? Much has been said and written about these three institutions but this paper does not have that intention. The objective here is not to describe an experience or quote authors or books but only to show the a new possibility in which the psycopedagogist can labor.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200005


  37 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:40748
Autor:Saad, Maytê Aché.
Título:A orientação psicopedagógica à mãe e articulações com a aprendizagem de seu filho: enfoque sobre mitos, estilos cognitivo-afetivos e contribuições da arteterapia / The psychopedagogic orientation to the mother and links with the learning of her son: focus on myths, cognitive-affective styles and art therapy contributions
Fonte:Constr. psicopedag;20(21):48-65, 2012 ilus
Resumo em português: O presente trabalho tem como objetivo elucidar a importância da orientação psicopedagógica às mães, tendo em vista as diferenças e semelhanças entre estilos cognitivo-afetivos e mitos maternos que dificultam ou facilitam os vínculos entre pais e filhos. O foco da pesquisa realizada e analisada na monografia de conclusão do curso de Psicopedagogia (PUC- Barueri) diz respeito, principalmente, à orientação psicopedagógica à mãe, desenvolvida no estágio supervisionado clínico da PUC (Barueri: 2011-2012), estabelecendo relações com as características do filho que recebeu também as orientações psicopedagógicas paralelas. Os fundamentos teóricos baseiam-se nos estudos sobre mitos familiares e pesquisas psicopedagógicas sobre estilos cognitivo-afetivos, ampliados da teoria de Carl Jung. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta os recursos derivados das contribuições da arteterapia e do lúdico, as análises qualitativas desenvolvidas no estágio supervisionado da PUC e as investigações teóricas para a monografia de conclusão de curso de formação em psicopedagogia.(AU)
Resumo em inglês: This study aims to elucidate the importance of psychopedagogical guidance to mothers, considering the differences and similarities between cognitive-affective styles and maternal myths that hinder or facilitate the bonds between parents and children. The focus of the research performed and analyzed in the thesis from the Psychopedagogy postgraduate course (PUC-Barueri) relates primarily to the mother psychopedagogical guidance, developed in the clinical supervised internship at PUC (Barueri: 2011-2012), establishing relationships with the characteristics of the son who also received psychopedagogical parallel orientations. The theoretical foundations are based on studies of family myths and psychopedagogical research on cognitive-affective styles, extended from the theory of Carl Jung. The research characterized as a case study shows resources from the contribution of art therapy and the ludic as well as qualitative analyzes carried out in the supervised internship at PUC and in the theoretical investigations to the thesis from the Psychopedagogy postgraduate course.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200004


  38 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:40747
Autor:Menezes, Rafael de Souza; Santos, Thais Silva dos; Veloso, Nathálya de Oliveira; Freitas, Valéria Nancy de; Santos, Monique Silva; (orientador), Mohamad Ali Abdul Rahim.
Título:Maternidade, trabalho e formação: lidando com a necessidade de deixar os filhos / Motherhood, work and academic, dealing with the need to leave their children
Fonte:Constr. psicopedag;20(21):23-47, 2012
Resumo em português: O objetivo desta pesquisa foi verificar como mães universitárias que trabalham lidam com a necessidade de deixarem seus filhos crianças durante o período de aula, considerando a perspectiva destas mulheres sobre aspectos psicológicos, sociais e acadêmicos. Constituiu-se em uma pesquisa de campo em Psicologia Social, com base na perspectiva sócio-histórica de Lev Vygotsky. A coleta de dados foi realizada através de 20 entrevistas semi-estruturadas com mulheres universitárias que trabalhavam e eram mães. Concluiu-se que maternidade, trabalho e formação constituem uma dinâmica comum em nossa realidade, mas que se revela de uma forma perversa à subjetividade da mulher atual que se encontra num dilema entre satisfação pessoal e busca por melhores condições socioeconômicas versus o papel de cuidadora atribuído a ela.(AU)
Resumo em inglês: The objective of this research was to identify how university working mothers cope with the need to leave their children during the class, considering the perspective of these women about the psychological, social and academic aspects. It constitutes a field research in social psychology, based on the socio-historical perspective of Lev Vygotsky. Data collection was conducted through 20 semi-structured interviews with university working mothers. We conclude that motherhood, work and academic life is a common dynamic in our reality, but which reveals itself in a perverse way the subjectivity of the modern woman, finding themselves in a dilemma between personal satisfaction and search for better socioeconomic conditions versus the role of caretaker assigned to her.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200003


  39 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:40746
Autor:Martínez, Janicce.
Título:Diferencia e identidad: la relación yo-otro en el aula / Difference and identity: the self-other relationship in the classroom
Fonte:Constr. psicopedag;20(21):3-22, 2012
Resumo em espanhol: Este artículo se sitúa en una serie de discursos que circulan y se traman entre sí para dejar saber sobre la diferencia y sobre el otro. Nos aproximamos a la voz del docente de nivel medio (educación secundaria o bachillerato), quien se encuentra en contacto con jóvenes entre 12 y 17 años. Nos enfocamos en las lecturas (interpretaciones) que profesoras y profesores hacen del proceso relacional dentro del aula con estudiantes pertenecientes a "tribus urbanas", proceso en el cual participan necesariamente de acuerdo a la llamada socialización secundaria. A partir de sus testimonios, intentamos comprender lo que pasa en este espacio de intercambio y construcción de significados, de cara a: 1) el otro, como expresión de la diferencia, y 2) las claves que nos enseñan a afirmar o negar la diferencia de acuerdo al "deber ser".(AU)
Resumo em inglês: This article is based in a series of discourses circulating and intertwining about the difference and the other. The aim is to approach the voice of the high school teacher (secondaryeducation), who is in contact with young people aged from 12 to 17 years. The focus is on the readings (interpretations) that teachers make about the relational process in their classroom with students from "urban tribes", a process in which they are necessarily involved concerning the so-called secondary socialization. From their testimonies, we try to understand what happens in this space of exchanges and construction of meanings, in relation to: 1) the other, as an expression of the difference, and 2) the elements that teach us to sustain or deny the difference according to "what ought to be".(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200002


  40 / 175 INDEXPSI  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto completo
PSI Express
Id:39059
Autor:Cruz, Michelle Brugnera; Silva, Thaise da.
Título:Barbie diversidade: o discurso multicultural da boneca na perspectiva das crianças / Diversity barbie: the multicultural discourse at the doll from the point of view of the children's
Fonte:Constr. psicopedag;20(20):91-113, 2012 ilus
Resumo em português: Envolta em um mundo de beleza, riqueza e aventura, a boneca Barbie está imersa em uma pedagogia cultural, com o intuito de ensinar a supremacia de um tipo de corpo, raça e comportamento. Em meio a tanto incentivo da mídia, de que modo as crianças brincam com essa boneca? O presente relato de experiência problematiza as representações da boneca Barbie na cultura infantil, instigando a produção de práticas discursivas no que se refere ao conceito de diversidade cultural, junto a um grupo de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com este propósito, reuniu-se uma coleção de Barbies diferentes das ofertadas pela escola: negras, cadeirantes, idosas, grávidas, entre outras, que foram incluídas em suas brincadeiras. Descrevem-se os discursos que emergiram das conversas, atitudes e interações nas brincadeiras, para entender como as crianças operavam tais conceitos. Para a análise das falas e interações das crianças, foram tomados como referencial os estudos da Psicopedagogia, por ser uma área do conhecimento que se propõe a refletir e pesquisar os processos objetivantes e subjetivantes da aprendizagem, em que o brinquedo e o jogo são objetos centrais. Para a análise das representações culturais da boneca, tomou-se como referencial teórico estudos anteriores específicos sobre o tema. Os resultados apontam que, apesar do apelo comercial e publicitário vinculados à boneca, as crianças fazem construções novas, criam resistências e ressignificam a Barbie.(AU)
Resumo em inglês: Surrounded by a world of beauty, wealth and adventure, Barbie doll is immersed in a cultural pedagogy that aims to teach the supremacy of a specific body shape, race or behavior. With all the encouragement from the media, how do children play with this doll? Keeping this in mind, this report aims to study the representations of Barbie doll in children's culture by stimulating discursive practices related to the concept of cultural diversity in a group of children from the early grades of Elementary School from a public school unit located at the outskirts of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. With such a purpose, we presented to the children Barbie dolls which were different from those available at the school, including in their play Barbie dolls representing black people, wheelchair users, and elderly people, among others. We describe the discursive practices that emerged from their conversations, attitudes and interactions in the games as an attempt to understand how those concepts operate. The analysis of children's discourse and practices was based on the Psychopedagogy Studies, since it is a knowledge field dedicated to study subjective and objective learning processes in which playing activities are central. In order to analyze the cultural representation of the doll, previous studies on this subject were also taken as reference. The results show that despite the commercial and advertising appeal, the children make new constructions and reinvent Barbie.(AU)
Descritores DECS:BIREME
Descritores Psi Português:PSI EXPRESS
Meio Eletrônico:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000100009



página 1 de 5 ir para página              
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : INDEXPSI Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           
Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS
BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information